quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Museu Paleontológico de Maravilha

Tudo começou há dez anos, quando um morador da cidade, o finado Juarez, que era profissional da saúde em Maravilha, encontrou e guardou uns ossos enormes, que haviam sido descobertos ao retirar terra das depressões nas rochas para armazenar água, prática comum na região.
Quando o paleontólogo Jorge Luiz Lopes, de Maceió, esteve na cidade em 1997, procurando por cavernas, Juarez mostrou o achado ao pesquisador, que identificou o tesouro pré-histórico e a partir deste momento estuda a região.
Em parceria com a prefeitura, Jorge Luiz trabalhou para fundar o Museu Paleontológico de Maravilha, em maio de 2007, onde podemos encontrar fósseis de animais que viveram na região durante o período pleistoceno (megafauna), entre 2 milhões até 10 mil anos atrás.
Alguns desses animais são as preguiças gigantes de 6 metros de altura, o tigre-dentes-de-sabre, o toxodonte e o mastodonte, que parecem o rinoceronte e o elefante contemporâneos, e havia também um tatu gigante andando por ali, do tamanho de um fusca.
O artista plástico pernambucano Valdo Lima, de Carpina, criou réplicas em tamanho natural espalhadas pela cidade e na caatinga do entorno de Maravilha, Baseado nas imagens e descrições do Paleontólogo.
Ainda falta infra-estrutura no município para o turismo e a melhor opção de hospedagem para visitar Maravilha ainda é 
Santana do Ipanema, distante 18 km da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário